Fundada em 1998, a Cafesul transformou-se em um modelo de sustentabilidade e inclusão. Com foco na certificação FairTrade desde 2008, a cooperativa equilibra práticas ambientais, sociais e econômicas. Destaca-se pelo projeto Póde Mulheres, que empodera agricultoras através de iniciativas e uma marca própria, simbolizando força e equidade de gênero. Reconhecida por sua qualidade, a Cafesul conquistou prêmios significativos, incluindo o tricampeonato do melhor conilon do Brasil, refletindo seu compromisso com a excelência e um futuro sustentável.
“Se quiserem saber o valor dessa cooperativa, fechem as portas”. A frase proferida no início dos anos 2000 no meio de uma reunião que decidiria o destino da Cafesul – Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo, soou como um veredicto.
Criada em 1998 por vinte sócios, a cooperativa tinha ficado praticamente sem atividade desde então. Mas a decisão foi manter as portas abertas.
Atualmente a cooperativa é formada por 180 cooperados de sete municípios da região sul do Estado do Espírito Santo. Os agricultores de Muqui e redondezas, que já nasceram com a mão na terra e herdaram o saber dos pais e avós, enfrentaram as dificuldades e mudaram a realidade do café conilon não só no estado como em todo o Brasil.
A partir de 2008, decidiram investir nas certificações dos cafés e a primeira delas foi a FairTrade (comércio justo), atestando que a produção da Cafesul é fincada em um tripé de sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
“Foi uma virada de página. Todas aquelas dificuldades que a gente tinha foram minimizadas com a certificação”, conta o presidente da Cafesul, Carlos Renato Alvarenga.
Os cuidados da Cafesul vão além da produção do café, estendendo-se à comunidade e aos próprios cooperados, que recebem assistência técnica especializada e apoio contínuo para implementar melhorias em suas propriedades.
Em 2018, nasceram as marcas Casario e Póde Mulheres. A primeira homenageia o Sítio Histórico de Muqui – o maior do Espírito Santo – com construções das décadas de 1920 e 1930. A ideia rendeu o prêmio de Melhor Design de Embalagem, em 2019, na Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte.
A história da Póde Mulheres começa antes. Em 2012, Natércia B. Vencioneck, gerente administrativa e agente de desenvolvimento humano da Cafesul sentiu falta de um projeto com foco na atuação feminina. Para atrair as agricultoras foi oferecido um dia de beleza com objetivo de já promover a oportunidade de diversificação de renda. Em 2014 é criado oficialmente o grupo de mulheres da CAFESUL. Em 2016 além da do nome “Póde Mulheres” o foco passou a ser a produção de cafés especiais.
Assim, em 2018, chegou ao mercado o Póde Mulheres, fazendo um jogo de palavras para remeter ao pó da bebida mais consumida do Brasil e ao poder e empoderamento feminino.
“A vida antes do Póde Mulheres era comum, sem conhecimento e reconhecimento do nosso trabalho. Fazer parte da Cafesul, que acredita no trabalho feminino, nos motiva a continuar nos dedicando a produzir cafés especiais melhores a cada ano”, conta Eliane Rodrigues Lívio de Almeida, cooperada Cafesul.
Explore as marcas Casario e Póde Mulheres, e descubra o sabor e a história por trás de cada grão
Fairtrade é uma certificação de produtos em que os aspectos sociais, econômicos e ambientais da produção são certificados perante os Estândares Fairtrade para Produtores e Comerciantes.
A Cafesul é filiada à Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil – BRFAIR e a Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos (as) Produtores (as) e Trabalhadores (as) de Comércio Justo (CLAC).
Além disso a desde 2023 a cooperativa também possui a certificação Orgânica, que garante que os produtos sejam produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos
Optar pela certificação em orgânicos exigiu uma série de adaptações na forma de pensar e de cultivar o café, mas possibilitou a conquista do mercado externo. “Sozinho seria muito difícil para um pequeno agricultor exportar sua produção, mas como cooperativa conseguimos”, lembra Renato.
Contribua para um mundo mais sustentável. A escolha de consumir cafés certificados Fair Trade e Orgânicos da Cafesul faz a diferença.
A Cafesul é recordista em prêmios. “Nunca deixamos de nos inscrever, mas não enviamos qualquer coisa. Estamos sempre melhorando para sermos competitivos”, explica Renato.
O cafeicultor Luiz Cláudio de Souza conquistou, em 2021, o tricampeonato como melhor conilon do Brasil na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte/MG. “Ser associado da Cafesul foi e está sendo o caminho para mim e tanto outros cooperados e cooperadas alcançarem excelentes resultados”, acrescenta.
Em 2018, 2019 e 2021 a Cafesul foi premiada em primeiro lugar durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte como melhor Café Conilon do Brasil no Concurso de Qualidade “Coffee of the Year” e também como Melhor café Conilon Fairtrade do Brasil. A Cafesul tem um projeto com um Grupo de Mulheres que trabalha a qualidade de café e tivemos duas cooperadas classificadas como primeiro e segundo lugares no Concurso de Qualidade de Café Conilon Fairtrade e uma cuja amostra ficou entre as 10 melhores no Concurso Coffee of the Year na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte. Em 2021 um cooperado da Cafesul ganhou pela segunda vez o prêmio de melhor café conilon do Espírito Santo e melhor café conilon da região sul do Espirito Santo pela ABIC. Em 2022 a Cooperativa ganhou com o café Conilon Póde mulheres como o melhor café para expresso do Brasil, no evento Rio Coffe Nation no Rio de Janeiro.
Em 2024 a Cafesul conquistou o primeiro, segundo e quinto lugar Como o Melhor Café Conilon do Brasil e pelo sétimo ano consecutivo como o melhor Fairtrade do Brasil.
Sabor marcante, corpo denso e finalização intensa – a combinação perfeita de um café conilon especial. Representando os casarios do Sítio Histórico de Muqui – o maior do Espírito Santo, a Casario é uma marca que combina os melhores cafés produzidos pela Cafesul. Vendido moído e em grãos, em embalagens de 250g ou embalagens de bolso, na forma de drip coffee, a Casario pode chegar em qualquer lugar do país. Basta escolher e fazer o seu pedido. Aí, é só saborear um café produzido com amor e muita história para contar. Vai uma história, opa, um café, aí? Sinta o sabor da tradição. Adquira agora o nosso café Casario e leve para casa o gosto marcante da história de Muqui.
O Póde Mulheres é um café com aroma suave, corpo cremoso e finalização prolongada. Produzido pelo grupo feminino da cooperativa Cafesul, criado para empoderar e valorizar as produtoras, diversificando e aumentando a renda das famílias cooperadas, foi eleito o melhor Café Conilon Faitrade do Brasil no Concurso Golden Cup. Possui uma combinação de grãos com ponto de torra média, equilibrado, com aroma delicado e sabor suave. É vendido em embalagens 250g além do prático drip coffee e Kits ideais para serem presenteados. Experimente! Você degustará o poder do melhor café conilon capixaba!
Empodere-se com cada gole. Experimente Póde Mulheres, o café que celebra a força feminina na cafeicultura.