Comprar e cooperar é melhor!

Cooperativa Bordana

@coopbordana

Fundada em 2011 em Goiânia, a Cooperativa Bordana promove a inclusão social e econômica por meio do bordado artesanal inspirado no Cerrado goiano. Composto por artesãs locais, a Bordana oferece peças bordadas à mão que traduzem a biodiversidade e a cultura goiana. Além de promover o empreendedorismo social, a cooperativa gera impacto positivo ao transformar vidas, preservando a arte e a sustentabilidade. Venha conhecer nossas criações e apoiar o cooperativismo com propósito!

Cooperados 30 a 40 pessoas

Desde setembro de 2011

Origem Goiânia, Goiás

Filtros
Departamento
Categoria
Faixas de preço
22 Produtos
sobre nossa cooperativa

Cooperativa Bordana

Bordana é uma cooperativa que reúne habilidades, sonhos e afeto de todas as pessoas que a integram. É um movimento de transformação social que resgata a tradição do bordado manual, importante riqueza cultural presente no Cerrado brasileiro.
Tudo começou com a partida precoce de Ana Carolina que acabou inspirando sua mãe a dar as mãos a outras mulheres e transformar o mundo a sua volta.
Elas construíram uma rede de amor, força e união que as ajudou na superação de suas dores, guiou-as em um caminho de autonomia e resgate de autoestima, além de gerar trabalho e renda, e contribuir com a economia local.

Cooperativismo

Celma Grace de Oliveira, idealizadora, cofundadora e presidente da Bordana, destaca o impacto do cooperativismo na sua vida: “ele surgiu quando eu mais precisei. Busquei na cooperação e no amor a realização de um sonho, gerar trabalho e renda para mulheres. Oferecer a elas capacidade de ter autonomia por meio de uma profissão”. E completa: “acredito nesse modelo de negócio. É inclusivo, democrático, justo e acolhedor”. Para ela e as cooperadas, a Bordana é lugar de cura.

Cerrado

A Bordana nasceu no coração do Cerrado e o bioma é inspiração para suas peças. Mostrar a riqueza do Cerrado goiano atrai olhares e cuidados para a região.
“Além de resgatarmos a arte milenar do bordado à mão, estamos divulgando e valorizando o Cerrado”, explica Ana Maria de Souza, bordadeira e Agente de Desenvolvimento Humano.
“No Cerrado, em cada canto há uma flor e cada flor tem um encanto. A calliandra cura depressão, o chuveirinho dá alimento aos pássaros, o chichá cura a pele dos indígenas e a lobeira trata a diabetes. No bordado elas estão em festa, iluminando sua importância. Assim é o Cerrado e assim é a Bordana. Ele nos dá a vida e nós lhe damos luz”, explica o designer, Luiz Felipe Pereira.
Leve para casa um pedaço do Cerrado brasileiro. Peças inspiradas na rica biodiversidade e na beleza natural desta região. Compre agora e leve a essência do Cerrado para o seu lar.

Inclusão

Ana Maria garante que a Bordana é lugar de acolhimento e há espaço para todos. “Temos cooperadas que tiveram dificuldade de inserção no mercado de trabalho por idade ou grau de escolaridade. Mas agora estão felizes por terem uma profissão, uma fonte de renda, dignidade. Um trabalho que não explora, ao contrário, respeita os limites de cada um”.

Peças únicas

Almofadas, jogos americanos, bolsas, chaveiros e uma gama diversa de produtos que são verdadeiras manifestações artísticas e culturais. Cada item é único, não apenas em sua aparência, mas na história que carrega: uma narrativa de superação, empoderamento e beleza. Adquirir um produto Bordana é ter em suas mãos um pedaço de história e cultura, se conectar com essa energia, com essa rede de apoio mútuo e crescimento compartilhado.
Comprar Bordana é apoiar o artesanato, contribuir para emancipação social e econômica de dezenas de pessoas, ajudar a manter viva uma tradição milenar, promover sustentabilidade e fomentar a economia local. É levar para casa um pedacinho do Cerrado.
Junte-se a nós e faça parte da Rede do Comercio Justo e Solidário, inclusão social e resgate da cultura do Cerrado. Faça parte dessa história, escolha Bordana.

PRODUTOS

Bastidor bordado

Bastidor é um aro de madeira ou bambu, utilizado para prender o tecido e mantê-lo esticado, facilitando o seu manuseio e garantindo maior precisão no bordado. Aqui, o bastidor torna-se um lindo objeto de arte e decoração, como um quadro, depois de ser bordado por mãos firmes e talentosas.
Cada bordado único carrega sua história, como o da canela-de-ema, a fênix do cerrado, que resiste às queimadas. Ou a mariquita e o bem-te-vi, pássaros que voam dos ipês aos jequitibás, passando pelas paineiras e por joão-bobos (chresta sphaerocephala), que de bobos não têm nada. Andorinhas, araras e outros pássaros lindos e coloridos do Cerrado seguem até as calliandras e uma infinidade de flores.
Descubra como a tradição do bordado manual pode transformar vidas e preservar a cultura do cerrado. Adquira uma peça Bordana hoje e seja parte dessa mudança!

Almofadas

Além de embelezar o ambiente, trazem conforto e aconchego. Ter almofadas bordadas com tanta representatividade e carinho é um privilégio incalculável. A história do cardeal, um pássaro notoriamente fiel e seletivo, protetor e territorialista que precisou migrar do Sul para o cerrado, evitando a sua extinção, representa a resiliência dessas mulheres. Ele é elegante e leal focado no vermelho e suas nuances. Os acordes do seu canto traduzem sua alegria e inconfundível identidade.

Galeria de Fotos